Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

TCC MODELAGEM DE UM PERSONAGEM COM TÉCNICAS DE AIKIDO NO BLENDER

FACULDADE DA CIDADE DE MACEIÓ - FACIMA

FACULDADE DA CIDADE DE MACEIÓ - FACIMA 
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
ANDRÉ AUGUSTO SILVA GUIMARÃES CAVALCANTI











MODELAGEM DE UM PERSONAGEM COM TÉCNICAS DE AIKIDO NO BLENDER















Maceió

2014












ANDRÉ AUGUSTO SILVA GUIMARÃES CAVALCANTI 







MODELAGEM DE UM PERSONAGEM COM TÉCNICAS DE AIKIDO NO BLENDER




Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em ciências da computação apresentado à Faculdade da Cidade de Maceió. Orientador: Profª MSc. Hemilis Joyse Barbosa.













Maceió
2014




AGRADECIMENTO


A Ti Senhor Deus agradeço por me abençoar com a dádiva dos sonhos, e me permitir chegar ao fim e ao começo. Ao fim de uma etapa que por muitas vezes pensei que nunca chegaria. Apesar dos obstáculos e momentos de fragilidade, nada foi tão grandioso quanto seu amor, que me velou durante a travessia. A emoção é forte, o caminho foi árduo, porém inebriado pela Tua presença e influenciado pelo heroico ato de ser instrumento em Tuas mãos. Obrigado Senhor, sem Ti nada disso seria possível.        


                                                              DEDICATÓRIA

A você, mãe, eu agradeço o dom mais precioso do mundo: a vida. Não contente em presentear-me apenas com ela, revestiu minha existência com amor, carinho e dedicação; cultivando todos os valores que me transformou em uma pessoa consciente e responsável, abrindo as portas do meu futuro e iluminando meu caminho com a luz mais brilhante: o estudo. Trabalhou dobrado sacrificando seus sonhos em favor dos meus sonhos; não foi apenas mãe, mas amiga, inclusive, nas horas em que meus ideais pareciam distantes e inatingíveis. Hoje, procuro em muitas palavras àquela que melhor expressasse todo amor, admiração e respeito que tenho por você, e só encontrei uma simples e sincera palavra: OBRIGADO. Obrigado pela concretização desse sonho e por sempre me incentivar para que prosseguisse na luta, aplaudindo as minhas conquistas e vibrando com meu sucesso. Mãe, amar você é prazeroso e ser seu filho é um privilégio. Mãe, eu te amo.


                                                                   Resumo

Este trabalho de conclusão de curso descreve a programação com elementos de Computação Gráfica para síntese de imagens realistas no Blender através de um personagem realizando algumas técnicas da arte marcial Aikido. De acordo com as características e noções da estrutura de equipamentos e dispositivos físicos para computação gráfica e metodologia de pesquisa. O projeto tem como objetivo geral conhecer como funciona o estudo das técnicas do Aikido no Blender e como objetivos específicos Apresentar as principais funções do Blender, desenvolver técnicas de Aikido em um personagem e mostrar a importância da utilização do Blender. O estudo é caracterizado como revisão bibliográfica, tendo como principais fontes obras de fisiologia do exercício, e obras sobre o Aikido, escritas por professores da modalidade.Com o embasamento teórico e prático necessários, destaca-se a importância de saber operar um determinado programa e conhecer o porquê, abrindo fronteiras para novas oportunidades através da modelagem de golpes utilizados no Aikido que visa a harmonia corpo, mente e alma. Através do programa Blender, será mostrado os movimentos e técnicas de defesa e equilíbrio.

Palavras chave: modelagem; Blender; Aikido;

ABSTRAC

This work describes the use of Computer Graphics elements for realistic images synthesis in the program Blender using a character doing Aikido techniques. According to the features and structure concepts of physical devices and equipment for computer graphics and research methodology. The main goal of this project is to know how the study of aikido techniques in Blender, its specific goals are: to present Blender’s major functions, developing aikido techniques using a character and show Blender’s importance. The study is characterized as a literature review, the main sources come from exercise physiology and aikido literature written by teachers of the sport. With the necessary theoretical and practical knowledge, it shows the importance of knowing how to operate a particular program and knowing the reason for using it, creating new opportunities through the modeling used in aikido moves aimed at keeping body, mind and soul in harmony. Movements and defense and balance techniques of Aikido will be shown through the program Blender.

Key words: Modeling; Blender; Aikido;

1.   INTRODUÇÃO

A Computação Gráfica se integra e se relaciona a todas as ciências e atividades humanas, permitindo ir além do concreto e do visível, ampliando os limites, materializando as ideias, simplificando o complexo, diminuindo a possibilidade de erros e facilitando as soluções.
            Atualmente, a CG está presente em quase todas as áreas do conhecimento humano, desde o projeto de um novo modelo de automóvel até o desenvolvimento de ferramentas de entretenimento, entre as quais os jogos eletrônicos.

            Um modelo 3D tem a finalidade de representar um objeto real em uma situação virtual, porém, este não necessita obrigatoriamente existir previamente no mundo real. É o caso, por exemplo, de uma peça de engenharia em fase de planejamento, onde antes de sua produção efetiva, existe a fase de modelagem em ambiente tridimensional.

            No que diz respeito às artes marciais, diversas modalidades são conhecidas e praticadas no território brasileiro. Algumas são muito conhecidas, enquanto outras não possuem tanta repercussão na sociedade. Uma das modalidades mais conhecidas é o aikido, uma arte marcial de origem japonesa desenvolvida por Morihei Ueshiba. Através da prática do aikido, uma pessoa pode ter uma melhor percepção do ki. Isso significa que o ki é a energia da qual todos os seres vivos necessitam para permanecerem vivos, assim como o universo mantém-se em equilíbrio por causa do ki.

             Os confrontos fazem parte da história humana. Muitas vezes eles são movidos pela violência ou pelo desejo de destruir um inimigo, mas, nem sempre, lutar também pode ter outros significados. As disputas corporais fazem parte de ritos tribais e demonstrações de bravura, por exemplo. Também existem como esporte, para testar os próprios limites, condicionar o corpo e elevar o espírito. Entretanto, todos têm acompanhado os diversos casos de assaltos e violências, principalmente contra mulher em nossa região, mas apesar das autoridades recomendarem que as pessoas não reajam a assalto, é impossível, para a vítima, não reagir a uma tentativa de estupro. Recentemente a violência passou a ser considerada como um problema de Saúde Pública. O interesse da área deve-se, sobretudo, aos efeitos nas condições gerais de saúde e bem estar populacional (Filho, 1999). A violência familiar contra a mulher, chamada violência doméstica, as quais muitas vezes referem-se a agressões de ordem física e sexual cujo principal agressor é o parceiro íntimo (Day et. al. 2003; OMS, 2002; Schraiber et. al. 2002). Sendo assim, algumas mulheres buscam aprender golpes de autodefesa para reagir a uma tentativa de diversos tipos de violência, aconteça ela em casa ou na rua.

Neste trabalho, utilizamos a ferramenta Blender para modelar e simular golpes da arte marcial aikido. Neste sentido, os golpes a serem modelados que incorporam técnicas que usam o princípio da energia para redirecionar, neutralizar e controlar o atacante. Como as técnicas do aikido permitem aos praticantes se moverem bastante durante o treino, muitas pessoas acreditam que o aikido é particularmente eficiente em situações com muitos atacantes simultâneos. O aikido pode ser usado para uma pessoa se defender sem causar ferimentos graves ao agressor ou para sim mesma.

Neste trabalho de conclusão de curso, o programa Blender será utilizando como uma ferramenta que simulando golpes do Aikido, pretende ajudar pessoas, principalmente mulher, a aprender um golpe e consequentemente conseguir se defender de possíveis ataques sem que seja preciso machucar ou ferir ninguém.

Este trabalho caracteriza programação com elementos de Computação Gráfica para síntese de imagens realistas de algumas artes do aikido no Blender. Além disso, este trabalho foi elaborado a partir de pesquisa bibliográfica e de frequência em treinos de Aikido, de onde foram extraídos elementos importantes para o estabelecimento dos alicerces que permitiram a conexão entre esta arte marcial e a utilização do programa Blender.

A estrutura do trabalho aqui apresentado é a que se segue:
·           Capítulo 2: Fundamentação Teórica, que apresenta alguns conceitos sobre a arte marcial AIKIDO e os programas Blender e 3D Studio Max.
·                     Capítulo 3: Considerações sobre a proposta do trabalho aqui apresentado.
·                     Capítulo 4: Conclusão
E, por fim a apresentação das Referências utilizadas para construção do trabalho.



2.      objetivos

2.1. objetivo geral

              Conhecer como funcionam as técnicas modelagem 3D no Blender com aplicação de técnicas da arte marcial aikido.

2.2. objetivos específicos


·         Relatar sobre a modelagem 3D no Blender.
·         Apresentar as principais funções do Blender.
·         Desenvolver técnicas de aikido em personagens 3D.
·         Mostrar a importância da utilização do Blender.


3.     JUSTIFICATIVA

Este projeto caracteriza programação com elementos de Computação Gráfica para síntese de imagens realistas no Blender.
            De acordo com as características e noções da estrutura de equipamentos e dispositivos físicos para computação gráfica e metodologia de pesquisa, procura explicar como filmes, jogos, interfaces e animações em geral são produzidas e programadas.

4. HIPÓTESE

A animação e o universo 3D envolvem aspectos importantes da física e da matemática, além de conhecimentos sólidos acerca dos principais fenômenos da natureza, como gravidade, magnetismo, atrito e tantos outros. Com o embasamento teórico e prático necessários, destaca-se a importância de saber operar um determinado programa e conhecer o porquê, abrindo fronteiras para novas oportunidades. O diferencial está no conhecimento de conceitos e teorias universais da computação gráfica 3D.

5. METODOLOGIA

A pesquisa é exploratória e bibliográfica e os instrumentos de coleta de dados é o Blender através da montagem de golpes desenvolvidos na arte marcial japonesa aikido.

6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
    6.1. Arte Marcial: conceito e definição
Dificilmente tem-se dado o verdadeiro significado e sentido do termo artes marcias, pois, frequentemente, percebe-se a tendência de descrever como Arte Marcial toda e qualquer prática corporal relacionada com o combate ou confronto, indiferente das suas origens e seus objetivos. Porém dificilmente é mencionado o significado de tal termo e o verdadeiro sentido deste. É como se colocássemos todas as lutas ou meros sistemas de defesa pessoal dentro de um só conceito.
Normalmente se aceita este conceito como sendo oriental, o que é um engano. Na cultura oriental, sabe-se que esta prática é representada pelo ideograma chinês “MU”, o qual abordaremos posteriormente neste trabalho (KIM, 1995).
    6.2. AIKIDO
O Aikido é uma das modalidades de arte marciais mais conhecidas do Brasil Segundo BULL (2007) o Aikido é uma arte marcial japonesa desenvolvida pelo mestre Morihei Ueshiba, aproximadamente entre os anos de 1930 e 1960 como um compêndio dos seus estudos marciais, filosofia e crenças religiosas. O aikido é, frequentemente, traduzido como "o caminho da unificação (com) da energia da vida".  
O surgimento do aikido provavelmente se deve ao fato de que Sokaku Takeda era um guerreiro desconfiado e arrogante que lembrava os antigos samurais, derrotando todos que os desafiavam (BULL, 2007). Apesar dos ataques não serem estudados tanto quanto nas artes em que o foco principal é os golpes ofensivos ou imobilizações, no aikido é necessário aprender correta e eficazmente a aplicação da técnica sobre os mais variados tipos de ataque. (UESHIBA, 2006)
No Aikido, o movimento do corpo baseia-se no princípio da rotação esférica. Como no caso de um corpo esférico, o centro é estável e o movimento surge desse ponto imóvel. (BULL, 2007). 
Assim como em outras artes marciais, o Aikido possui faixas e as tecnicas que precisam ser adiquiridas para a conquista de cada faixa. A Figura 1, 2 e 3 apresentam as técnicas para cada faixa.

 6.3. Softwares para modelagem 3D

       6.3.1. Blender

Blender é um Software Livre para computação gráfica 3D desenvolvido pela Blender Foundation, distribuído sob a licença GPL (General Public License), repleto de recursos, para animação, texturização, composição, modelagem, edição de vídeo, e aplicações interativos em 3D, oferecendo diversas soluções para artistas interessados em produzir material  nas mais variadas áreas. Entre as opções disponíveis no Blender que outras ferramentas 3D não 

dispõem, podemos listar o editor de vídeo, opções de tracking para vídeo e a sua game engine integrada. Entre os recursos que os artistas mais demonstram interesse em aprender no Blender, a criação de jogos está no topo das prioridades para a maioria das pessoas.

O Blender é a ferramenta potente e livre de produção 3D. Trata-se de uma solução de altíssimo nível e gratuita. Em relação à sua potência basta referir que o Blender permite construir filmes e jogos 3D de elevada definição e categoria. Além disso, é uma suíte de funcionalidades que desenham\modelam gráficos 3D, e que podem servir de plataforma para criar animações em diversos formatos de vídeos (favorecendo a compatibilidade com a rede ou com a reprodução em computadores domésticos) e uma energia (motor) para criar vídeo games.

Aparentemente o Blender é um programa difícil, contudo é preciso levar em consideração que todos os softwares da área são, por natureza, complexos, Sendo o Blender não mais difícil que os equivalentes mais utilizados do mercado, como o 3D.

A maior dificuldade atual do usuário do Blender é a sua interface, mas antes de começar a trabalhar com o Blender, é de suma importância compreender a filosofia da maioria dos programas de modelagem.

O Blender pode ser utilizado em qualquer área que seja necessária a geração de modelos tridimensionais, geração de imagens renderizadas, animação e jogos, como aplicações em arquitetura, design industrial, engenharia, animação, produção de vídeo, e desenvolvimento de jogos, graças ao seu motor de jogo embutido.

As vantagens do Blender são inúmeras: ele é código-aberto, tem versões para diversos sistemas operacionais e possui muitos recursos das ferramentas profissionais comerciais.

“O Blender é um sofisticado software de modelagem de objetos tridimensionais e de animação que tem crescido muito tanto em recursos quanto em número de usuários. O Blender oferece uma gama enorme de recursos e funcionalidades para criação de objetos tridimensionais, renderização de cenas, animação e pós-produção.” (ALVES, 2012). Sendo um o Blender é um software de computação gráfica para criação de modelagem e animação.

A existência desse módulo interno para o desenvolvimento de jogos sem a necessidade de usar em seus projetos outros softwares como o Crystal Space e o Ogre são uma das grandes vantagens no uso do Blender como plataforma de criação para jogos. O artista pode usar o mesmo software para criar, desenvolver e publicar um jogo ou animação interativa. A utilização das ferramentas que o Blender disponibiliza nos permite criar animações sem a necessidade em aprendermos os temidos códigos matemáticos e conceitos de física. 

O Blender é gratuito, completamente funcional, aprendizagem complicada, mas não difícil, depois de pouco tempo os conceitos e o uso tornam-se simples. Já existem muitas ferramentas capazes de ajudar os artistas 3D, mais interessados em trabalhar com o visual e a história dos jogos, sem a necessidade de aprender os tão temidos códigos matemáticos e conceitos de física, para criar animações interativas.

Na figura 4 apresenta-se a interface da ferramenta Blander rica em recursos de modelagem. 

FIGURA 4. Interface do programa de modelagem 3D: Blender. FONTE: CAVALCANTI, André A. S. Guimarães. 2014.

  “Usando o Blender você pode criar um mundo que existe em quatro dimensões. O problema é que você tem uma tela de computador em duas dimensões na frente de você. O mouse só pode mover-se da esquerda para a direita e de cima para baixo. Você não pode voltar no tempo, e você não pode, literalmente, chegar na tela e pegar um objeto e movê-lo para outro lugar.” (BLENDER – Manual v.2.66ª)

“Blender permite que você trabalhe em um espaço tridimensional, nas telas de monitores que são apenas duas dimensões. Para ser capaz de trabalhar em 3D, você deve ser capaz de mudar seu ponto de vista, bem como a direção de visualização da cena. Isto é possível em todas as janelas de visualização 3D”. (BLENDER – Manual v.2.66ª)

Apesar das suas características muito positivas, o Blender sempre foi criticado por alguns utilizadores de outros programas. A principal alegação é o facto de a interface ser demasiado exigente e de se tornar extremamente difícil aprender a usar a ferramenta. Esta é, seguramente, a única crítica que faz algum sentido, pois não é fácil aprender a usar o Blender. Mas uma vez realizadas as primeiras horas de contacto com a interface, começa a verificar-se a sua excelência, que é muito peculiar. Trata-se de uma interface orientada ao utilizador experiente e que, ao fim de algum tempo de habituação, se torna imbatível quanto à rapidez e robustez de interação.

É possível ainda, criar imagens animadas, como GIFs animados, utilizando o Blender em conjunto com o GIMP. Modela-se e renderiza-se os quadros da animação, e em seguida as junta em sequência, usando o GIMP, e as salva como um único arquivo. Imagens para qual o Blender não dá suporte, podem ser conseguidas usando o mesmo método. (ALVES, 2006)
O Blender, por ser um modelador 3D, suporta formatos de modelos tridimensionais, tanto para importação (abre modelos para edição), quanto para exportação (salva modelos para serem abertos por outros modeladores).

“O programa é multiplataforma, estando, portanto, disponível para diversos sistemas operacionais. O Blender implementa ferramentas similares às de outros programas proprietários, que incluem avançadas ferramentas de simulação, tais como: dinâmica de corpo rígido (rigid body dynamics), dinâmica de corpo macio (soft body dynamics) e dinâmica de fluido (fluid dynamics); avançadas ferramentas de modelagem; ferramentas de animação de personagens, sistema de materiais baseados em “nós” (Node Materials) e composição de imagens e vídeos. Inclui suporte a Python como linguagem de script, que pode ser usada tanto no Blender, quanto em seu motor de jogo. Suporta vários idiomas ,inclusive o português brasileiro”.

       6.3.2. 3D Studio Max (3D. S. Max)

             O 3D Studio Max é um programa de modelagem tridimensional que permite renderização de imagens e animações. Sendo usado em produção de filmes de animação, criação de personagens de jogos em 3D, vinhetas e comerciais para TV, maquetas eletrônicas e na criação de qualquer mundo virtual. (BELL, 2000)

          3D. S. Max consiste na criação de modelagem 3D para criar animações, oferecendo as melhores ferramentas profissionais requeridas para criação de jogos, efeitos visuais e visualizações distintas de desenhos
.
       Os arquivos gerados pelo 3D. S. Max possuem a extensão nativa. MAX. Contudo é extremamente compatível com muitos dos softwares de modelagem tridimensional. Umas das características mais importantes é a geração de superfícies NURBS. Conseguir intercambiar arquivos com as principais extensões 3D. S. Max, DXF, DWG, entre outros.

         O 3D. S. Max é considerado um dos principais softwares proprietários para geração de animação digital tridimensional. Com ele é possível criar personagens animados, vinhetas e chamadas para televisão e muito mais. O 3D. S Max tem a opção chamada de motion capture, que é usada para animar usando uma fonte externa de movimento. O programa também possui ferramentas natas (Dynamics e Havok ou Reactor) e suporte a plug-ins que permitem animações fisicamente realistas simulando gravidade, colisões, expulsões, vento, propulsões, forças rotativas etc.

             O 3D. S. Max permite a geração de renderizações de alta qualidade, com uma ou mais luzes puntiformes (omnidivergentes) ou de área (nas versões mais recentes), sombras, transparências, translucência, reflexões, refrações, SSS (Sub-surface scattering ou espalhamento sob-superfície) etc. (BARBOSA, 1999)

           A renderização pode ser feita em apenas um fotograma (frame), quando utilizada para fazer uma imagem estática, por exemplo, e em vários fotogramas para fazer um video. 3ds Max permite a geração de renderizações de alta qualidade, com uma ou mais luzes puntiformes (omnidivergentes) ou de área (nas versões mais recentes), sombras, transparências, translucência, reflexões, refrações, SSS (Sub-surface scattering ou espalhamento sob-superfície). (BELL, 2000)
Este tipo modelagem é feita basicamente polígonos criados um por vez. Por esse motivo, também chamada de polygon by polygon (polígono por polígono).

      O software permite o uso diretamente de plug-ins. Internamente é possível, inclusive, o desenvolvimento de novos plug-ins em um módulo interno, chamado script. É necessário ter um pouco de conhecimento em programação. Quase tudo é feito através dos plug-ins, inclusive os objetos básicos tais como: esfera, um cubo, prismas, etc.

7. MODELAGEM 3D DE UMA PERSONAGEM SIMULANDO UM MOVIMENTO EM AIKIDO


7.1. IKKYO URA 

        Nage e uke em Ai-hanmi, pé esquerdo à frente. O nage adianta o pé direito e o apóia do lado do pé esquerdo do uke ao mesmo tempo em que levanta o braço esquerdo que estava segurando, descrevendo um círculo para fora e para cima, guiando a energia do uke em espiral. Imediatamente gira a mão esquerda com a energia do hara para segurar o pulso esquerdo do uke e leva a direita sobre o cotovelo deste. Rapidamente faz um pivô sobre o pé direito girando o quadril e leva o esquerdo atrás descrevendo um círculo, completando a entrada em irimi-tenkan. Esta rotação, enquanto segura o braço do uke, derruba-o de bruços para baixo. Nage, para realizar irimi tenkan, deve obrigatoriamente girar seu rosto no sentido do movimento corpo. Uma vez que o uke esteja no solo, procede-se à imobilização como na técnica de Ikkyo Omote. Significado do Nage é o que aplica o golpe e Uke é o que recebe.


                                         DE: CAVALCANTI, André A. S. Guimarães. 2014.



8. CONCLUSÃO

      Ao fazer o desenvolvimento de um personagem virtual, utilizando teorias de modelagem orgânica, iluminação e texturas através do software 3D, a maior dificuldade atual do usuário do Blender é a sua interface, mas antes de começar a trabalhar com o Blender, é de suma importância compreender a filosofia da maioria dos programas de modelagem. As vantagens do Blender são inúmeras: ele é código-aberto, tem versões para diversos sistemas operacionais e possui muitos recursos das ferramentas profissionais comerciais. 

      Construir modelos orgânicos convincentes exige muito mais de um modelador do que simplesmente a aplicação de técnicas ou conhecimentos sobre o software 3D que será utilizado. É necessário ir além e ainda imprimir muito esforço e dedicação até que o modelo realmente adquira as formas e os detalhes desejados. 

      Além disso, possuir alguns conhecimentos sobre anatomia e proporção poderá contribuir muito para que se alcance resultados mais satisfatórios.  

    A presença de uma ferramenta como o Aikido configurou-se como de grande utilidade para o trabalho do ator em cena, pois auxilia na disponibilização do corpo em cena, favorecendo, também, a concentração do ator no ato de representar.

No Blender a parte de modelagem gráfica pode ser utilizada em qualquer área que seja necessária a geração de modelos tridimensionais, geração de imagens, renderizadas e animações de jogos. Podemos citar a utilização do Blender na área de arquitetura, design industrial, engenharia, animação, produção de vídeos e desenvolvimentos de jogos.

      O Blender é um programa gratuito e de código aberto. Qualquer programa de modelagem 3D não é feito para diversão, todos são profissionais. Já o 3D. S. Max é pago e pesado, todos os dois são excelentes para animação, porém o Blender é mais leve e gratuito.

      No trabalho proposto foi apresentado um estudo geral sobre a utilização da modelagem 3D no Blender, onde se procurou enfocar principalmente os aspectos relacionados às várias ferramentas de modelagem de personagens.

      O aikido é uma arte que, embora inda pouco praticada no Brasil, tem ganhado adeptos. A execução das técnicas, para que as mesmas sejam eficazes, deve ser treinada a fim de que as técnicas sejam executadas de forma correta.

        Construir modelos orgânicos exige muito mais de um modelador do que a aplicação de técnicas ou conhecimentos sobre o software 3D que será aplicado. É necessário ir além e imprimir todo esforço e dedicação.

REFERÊNCIAS 

ALVES, William Pereira. Modelagem e animação com Blender. [São Paulo]: Érica, 2006.

AZEVEDO, Eduardo; CONCI, Aura. Computação Gráfica, volume 1: Geração de Imagens, 1ª edição. Editora Campus, 2003.

AZEVEDO, Eduardo; CONCI, Aura; LETA, Fabiana R. Computação Gráfica, volume 2: Teoria e Prática, 1ª edição. Editora Campus, 2007.

BARBOSA, Edvaldo Guimarães. 3D Studio Max 3.0. Modelagem, materiais, animação (1999).

BARCELOS, R.J.S.; SANT’ANNA, A.M.; RODRIGUES, E.S.; JUNIOR, H.J.; BRAGA, V.C.; NUNES, A.O.N.; VELASCO, E.M.; ARAUJO, C.B.L; softwares utilizados em desenvolvimento de jogos educacionais: diferenças entre o Blender x flash. Núcleo de Pesquisa de Tecnologia da Informação. Revista Perspectivas da Ciência e Tecnologia v.1, n.1. Jan.-Jun. 2009.

BELL, J. A.; Dominando o 3D studio MAX R3: efeitos especiais e design. Ciência Moderna, 2000.

BULL, Wagner J. Aikido Takemussu Aiki. Ed. São Paulo: Pensamento, 2007.

BULL, Wagner J. Aikido: o caminho da sabedoria. 7. Ed. São Paulo: Pensamento, 1998.

CLUA, EWG; Bittencourt, JR. Desenvolvimento de jogos 3D: concepção, design e programação. Rio de Janeiro. RJ. 2006.

DAY, V.P.; TELLES, L.E.B.; ZORATTO, P.H.; AZAMBUJA, M.R.F.; MACHADO, D.A.; SILVEIRA, M.B.; DEBIAGGI, M.; REIS, M.G.; CARDOSO, R.G.; BLANK, P. 

KIM, Y. J. (1995) Arte Marcial Coreana Taekwondo, São Paulo, Thirê.

MANSSOUR, I.H. e Cohen, M. Introdução à computação gráfica. Rio Grande do Sul. 2006. 

PELUSH, Luís Gustavo. Introdução ao aikido: conhecimentos básicos para o seu desenvolvimento. Campinas SP, 2008.

ROSA, D.R.; A Representação da Figura Humana em Meio Digital.

UESHIBA, Kishomaru e Moriteru. O melhor do aikido - os fundamentos. Cultrix, 2006.